42SP

Human
Coders

Reprogramando Futuros

Devs compõem a tribo mais poderosa do mundo e são responsáveis pelas tecnologias que dominam os nossos dias.

A 42SP, em parceria técnica com a consultoria de tendências de futuro Mariposa, ouviu especialistas e pensadores pelo mundo e analisa, em três volumes inéditos, quem são e devem ser as pessoas que vão gerir a sua vida, os seus negócios e as nossas sociedades. Conheça!

Baixe o estudo
Human Coders

Conheça os
Human Coders

Uma nova tribo formada por cidadãos globais com habilidades-chave para o mundo digital e analógico, como aprender a aprender, colaborar em ambientes diversos e resolver problemas complexos além, obviamente, de saber programar!

Artistas modernos preocupados com a ética e com os impactos dos projetos que colocam no mundo, deixando-o cada vez mais humano, diverso e inclusivo!

Conheça os Human Coders

O que é o estudo

Este estudo é baseado na escuta de especialistas de mercado mundo afora; na análise de dados contidos em relatórios e pesquisas de tendências; e no trabalho jornalístico de produção de matérias que ilustram algumas descobertas.

Um mergulho no universo da programação, no futuro deste mercado e, mais ainda, no impacto que um mundo baseado em códigos terá no nosso pacote de aprendizados e habilidades como pessoas habitando a Sociedade 5.0.

Teremos que entender sobre programação para não sermos programados!

O que é o estudo

Conheça os três volumes do estudo Human Coders: Reprogramando Futuros

Educação
Trend 1

Educação

Uma visão sobre a união da tech savvy + soft skills em vários modelos de formação de pessoas.

Download Gratuito
Empregabilidade
Trend 2

Empregabilidade

Uma visão sobre os mercados emergentes, inovações e futuras demandas e oportunidades.

Download Gratuito
Mercado
Trend 3

Mercado

Uma visão sobre os talentos, a demanda e os desejos para o futuro do trabalho.

Download Gratuito
Já foram downloads

3 motivos pelos quais você deve ler o estudo Human Coders: Reprogramando Futuros

1

A nossa vida é puro software: a tecnologia mudou a forma como aprendemos, trabalhamos e nos relacionamos.

2

Todas as profissões estão se tornando techbased! Robôs são médicos, plantam café, são professores e até bailarinos.

3

Abertura de empresas de tecnologia cresceu 210% em 10 anos no Brasil.

Amy Webb
Amy Webb Futurista e fundadora e CEO do Future Today Institute

As tecnologias exponenciais – inteligência artificial, biologia sintética, computação exascale, robôs autônomos e missões fora do planeta ao espaço – estão desafiando nossas suposições sobre o potencial humano. Sob confinamento, aprendemos a trabalhar em nossas mesas de cozinha, liderar de nossos quartos sobressalentes e apoiar uns aos outros a distância. Mas essa interrupção apenas começou.

Corinne Vigreux
Corinne Vigreux Cofundadora da TomTom e Forbes Women 50 over 50

O mais importante é quebrar esse mito da programação – essa visão de que tem que ser bom em matemática, ciências –; é muito complexo. Codar tem muito mais a ver com criatividade e resolução de problemas. Você tem um problema e vai buscar de forma criativa, com as ferramentas de linguagem que você tem, uma solução para isso.

Lúcia Helena Galvão
Lúcia Galvão Palestrante, professora de filosofia da Nova Acrópole

Estamos roubando os empregos das máquinas, não o contrário e, nesse processo, estamos nos mecanizando e ficando limitados. Aquilo que é brilhante no fazer da máquina é burro no viver do ser humano. Há coisas que temos que deixar para a máquina realizar; devemos aproveitar o tempo para mergulhar no rio da complexidade humana. Deixemos a máquina abrir e fechar o portão.

#Tragoverdades

#Tragoverdades

Depois de aprender com quem entende de programação e mercado de tecnologia, compartilhamos alguns dos nossos insights.

Exclusão digital é o novo analfabetismo.
Como não temos como competir com inteligências artificiais, precisamos colaborar com elas para um mundo mais humanizado.
Programação é uma habilidade para todas as pessoas e para a vida.
Formar pessoas que programam é formar melhores seres humanos. É urgente pensar sobre o futuro que queremos construir.
HUMAN CODERS vão tomar as decisões mais importantes do mundo.
Letramento digital é a nova matemática.
O conceito de reskilling (requalificação) terá que entrar no dicionário cotidiano de profissionais, organizações e governos.
Tecnologias exponenciais aceleram os mercados, mas deixam as pessoas desbussoladas.
O que é a 42
O que é a O que é a 42

A formação de programadores que pensam e agem com a mente e o coração é a aposta da 42, uma escola presente em 25 países e que identifica e transforma pessoas com habilidade nos códigos a se tornarem líderes desse novo mundo.

Com mais de 12.000 cadetes aprendendo programação e trocando experiências entre si, foi fundada em 2013 em Paris para treinar os talentos mais promissores do futuro, independentemente de suas origens, com formação de engenharia de software totalmente gratuita, aberta a todos, sem exigência de diploma ou nível de escolaridade, a partir de 18 anos e com uma metodologia própria de aprendizado peer to peer.

Parceiros e Patrocinadores

Vivo
ZUP
Itaú

Conteúdo e Produção

Mariposa

Conselho de Apoio ao Estudo

Adriana Lika, Bob Wollheim, Camila Achutti, Diogo Pires, Guto Araújo, Hugo Baraúna, Iago Affonso, Leandro Herrera, Mari Turato, Paty Busatto, Renato Kimura, Rodrigo Zaccara, Thiago Plazza, Thiago Rached

Betânia Lins
Betânia Lins

Jornalista e possui extensão em Future Studies & Trend Hunting pelo Istituto Europeo di Design (IED). Fundadora da Frida Luna Boutique de Comunicação, especializada em conteúdos de negócios de impacto, futuros e economia prateada.

Layla Vallias
Layla Vallias

Foi considerada Forbes Under 30 em 2021, é cofundadora do Hype50+, coordenadora técnica dos estudos do FDC Longevidade, da Fundação Dom Cabral e coordenadora do Tsunami Prateado. Mercadóloga de formação, trabalhou com produto na Endeavor Brasil.

Mariana Fonseca
Mariana Fonseca

Jornalista internacional, futurista e especialista em tecnologias de impacto. Fundadora da Mariposa, produtora de conteúdo de tendências e impacto, cofundadora da Pipe.Social e Pipe.Labo, think tank de negócios de impacto e coordenadora dos estudos de Tsunami Prateado e FDC Longevidade.

Agradecimentos especiais aos entrevistados

Adriana Lika Shimomura, Bob Wollheim, Claudio Sassaki, Corinne Vigreux, Dudu Mimran, Lúcia Helena Galvão, Fabio Campos, Guilherme Décourt, Gustavo Glasser, Jorge Forbes, Lívia Macedo, Michell Zappa, Mônica Magalhães, Paulo Blikstein, Rodrigo Barbosa e Silva, Sophie Viger

Pesquisa & Redação

Laís Grilletti, Lidia Zuin, Lucas Bernar, Maisa Infante

Design & Desenvolvimento

Thais Félix, Ari Snit, Allan Campos

Revisão

Tânia Lins

Atendimento

Laiane Dantas

Imagens & Vídeos

Doiddo Filmes